Futuro das profissões, competências disruptivas e transformação digital

Postado em Blog, Comunicação, Cursos, Educação, Empreendedorismo, Inovação, Marketing, Mídias Sociais, Mobile, Tecnologia

Futuro das profissões, competências disruptivas e transformação digital

“Se não nos prepararmos adequadamente, a inovação digital destruirá a empregabilidade mais rápido do que seremos capazes de mantê-la”

Com essa frase simples e direta, resumo o cenário atual dos empregos e do futuro das carreiras profissionais.

A mudança na forma como as organizações criam valor para seus clientes, por meio de tecnologias emergentes e de modelos de negócio inovadores, está transformando setores inteiros. A consequência direta dessa transformação é que muitas competências, antes valorizadas, estão se tornando obsoletas cada vez mais precocemente e, pelo andar da carruagem, esse fenômeno deve se acelerar nos próximos anos.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 65% das profissões que as crianças de hoje terão no futuro ainda não existem. Consequentemente, muitas das atuais ocupações devem perder relevância e, nos casos mais extremos, deixarem de existir.

Se pensa como eu e entende que esse é um assunto relevante para todo profissional preocupado com a própria carreira, te convido a assistir essa entrevista que dei sobre o tema para o programa Coluna D da jornalista Diana Leiko. Trato de assuntos como Carreira em T, Métodos Ágeis, Conhecimento Amplificado e Transformação Digital.

Nos últimos anos, tenho dedicado muito tempo e energia estudando os impactos da revolução digital no futuro das profissões. Meus estudos contemplaram a análise de mais de uma centena de equipes de inovação em contextos diversos.

O resultado desse trabalho resultou no mapeamento e classificação de um conjunto de competências essenciais de inovação que o profissional do futuro terá que ter caso deseje sobreviver ao tsunami de mudanças que estão por vir. Pretendo falar mais sobre isso nas próximas semanas e apresentar algumas estratégias de carreira que estão dando certo.

“Não podemos perder mais tempo, precisamos nos preparar para um futuro onde as profissões ficarão obsoletas rapidamente e a capacidade de se adaptar será o grande diferencial para o sucesso pessoal e profissional”

Aliás, caso tenha interesse em desenvolver NOVAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS alinhadas com as transformações do mercado de trabalho, sugiro conhecer meu curso de MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL que ofereço em parceria com o IESB desde 2011 em Brasília. Estamos na etapa final de matrículas para esse semestre.

Mais detalhes do curso você encontra AQUI 

Para os alunos da nova turma que inicia agora em set/17 farei uma aula inaugural sobre o FUTURO DAS PROFISSÕES.

No mais, espero que meus conteúdos e minhas reflexões ajudem a iniciar um debate sério sobre esse assunto tão importante para todos nós.

 

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>