Dicas para um bom processo de inovação

Postado em Blog, Educação, Empreendedorismo, Inovação

Dicas para um bom processo de inovação

*entrevista para o blog da Easy Taxi 

Como criar? O que fazer para inovar? Estimule, experimente, mensure.

Coordenador do MBA em Marketing e Comunicação Digital do IESB, em Brasília, e professor de inovação e empreendedorismo do Ibmec Business School, Marcelo Minutti conversou com o blog Easy Taxi Corporate e confirmou: “A falta da cultura de inovação (…) pode condenar empresas a ver suas margens de lucro reduzirem”.

Pensando nisto, batemos um papo com o expert em inovação para entender quais ferramentas utilizar em um processo criativo, como estimular funcionários e gestores, quais processos seguir e muito mais.

Confira e inspire-se!

Blog ETC - Sabe-se que o tema inovação é um diferencial para as empresas atualmente. Como estimular os funcionários buscarem por inovação? Quais ferramentas utilizar?

Marcelo Minutti - Realmente, é fato que a inovação tem se tornado uma competência essencial para organizações que precisam atuar em mercados cada vez mais competitivos e mutáveis. A falta de uma cultura de inovação orientada ao negócio, na maioria dos casos, pode condenar empresas a ver suas margens de receita reduzirem significativamente no médio e longo prazos. A criação dessa cultura vai além da importante motivação dos funcionários, e passa também pelo desenvolvimento de processos, redefinição da estrutura organizacional e políticas de recursos humanos orientadas ao fomento da inovação.

Podemos destacar as seguintes orientações para se alcançar sucesso nessa iniciativa:

  • Estimule a colaboração entre áreas e profissionais com funções diferentes. Diversidade de ideias é importante para despertar a criatividade corporativa.
  • Evite o “complexo de Prof. Pardal”. Não confunda inovação com invenção, pois nem toda invenção é uma inovação. Só será inovação se for algo viável para o negócio dos pontos de vista técnico e financeiro.
  • Esteja preparado para falhar rápido e aprender com isso. Inovar é fazer algo novo, que ainda não foi realizado, sendo assim, é inevitável que algumas vezes as coisas não ocorram conforme o planejado. Tenha consciência de que isso faz parte do jogo.
  • Mensure a inovação. A inovação deve estar atrelada aos negócios da empresa, dessa forma, é fundamental que a organização tenha indicadores para medir os resultados da inovação.

Blog ETC - E para os gestores, que muitas vezes estão acostumados com uma rotina e processos antigos, como trabalhar o assunto? 

Marcelo Minutti - As lideranças da empresa precisam estar comprometidas com as mudanças e acreditar que a inovação é o caminho para o crescimento sustentável do negócio. Como disse, sem inovação a empresa está fadada a ver sua rentabilidade encolher sem horizonte de melhora. Dessa forma, os gestores que desejam fazer seus negócios crescerem e suas equipes prosperarem precisam adotar uma atitude de apoio à inovação e praticar o pensamento criativo em seus projetos e atividades diárias. O que precisa ficar claro é que, caso isso não ocorra, esses gestores estarão minando os resultados da empresa e, muitas vezes, sabotando a própria carreira.

ciclo de inovacao_Marcelo Minutti

 Blog ETC – Já falamos anteriormente sobre a necessidade de se realizar brainstorm e a utilidade do Designthink, por exemplo. Para colocar em prática um processo criativo, há algum roteiro a ser seguido?

Marcelo Minutti - Existem muitas abordagens e técnicas que podem ser utilizadas para a inovação nas empresas, mas,para iniciar, sugiro o chamado Ciclo de Inovação:

  • Explore e entenda as forças disruptivas de inovação (mercado/ criatividade/ comunicação/ tecnologia) que impactam o tópico do problema e entenda o comportamento do público envolvido.
  • Sintetize as informações encontradas e identifique oportunidades e insights relacionados ao problema.
  • Tenha ideias e crie soluções que explorem os insights e oportunidades encontradas.
  • Experimente e teste as soluções por meio de protótipos que validem se a ideia funciona na prática e aprenda durante o processo.

Ao final, comece tudo novamente. Lembre-se que o ciclo da inovação nunca para.

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>