Bio

foto MM Marcelo Minutti é palestrante, consultor, mentor e pesquisador nas áreas de inovação, tecnologias disruptivas, marketing, gamificação e design de negócios. Atua no mercado de mídia digital há mais de 20 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil. Está entre os principais especialistas em inovação e transformação digital do país e suas palestras e cursos já foram vistos por dezenas de milhares de pessoas.

Em 2016 e 2017, recebeu o Prêmio de Excelência Acadêmica IBMEC como MELHOR PROFESSOR DE GESTÃO E INOVAÇÃO na área de soluções corporativas.

Com sólida experiência como executivo e consultor de grandes empresas nacionais e internacionais, além de relevante atuação como pesquisador e acadêmico, está entre os poucos profissionais no mercado com visão holística prática do ecossistema empresarial e corporativo.

Foi precursor no estudo do fenômeno que ele define como “Economia da Recomendação“ e no desenvolvimento de modelos estratégicos que permitem que organizações públicas e privadas aproveitem ao máximo as oportunidades desse novo ambiente tecno-social.

Autor do artigo “Dilema do Engajamento: A batalha pela atenção do consumidor“, onde desvendou a anatomia do engajamento e cunhou termos como Rede de Confiança e Funil de Engajamento

Também é o criador do “Ciclo de Inovação“, método que ajuda organizações a atingirem seus objetivos de negócio ao oferecer mecanismos eficazes para mapeamento, análise e interpretação de forças disruptivas. Os estudos e pesquisas nesse campo permitiram a criação do conceito de Competências Disruptivas (competências essenciais que empresas e indivíduos precisarão desenvolver para sobreviver as mudanças no ambiente empresarial e no mercado de trabalho que estão por vir).

Como executivo foi Head de Inovação e Prática Digital da MSL (braço de comunicação estratégica na América Latina do Publicis Groupe – 3o maior grupo de comunicação do mundo), Diretor de Comunicação Digital na FSB Comunicação (maior agência de comunicação empresarial da América Latina) e Head de Jogos Digitais do Portal iG. Também ocupou cargos de liderança em empresas dos setores financeiro (Bradesco/Unibanco/Itaú), telecomunicações (Brasil Telecom/Oi) e mídia digital (BrTurbo/iBest/iG).

Idealizador do MBA Marketing e Comunicação Digital e do MBA Inovação e Negócios Digitais  que oferece em parceria com o IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília), além de ministrar disciplinas de  inovação, empreendedorismo, design thinking, gamification, marketing e comportamento digital no IBMEC.

Apoia empresas no desenvolvimento e implantação de programas de capacitação empresarial e atua com mentoria estratégica de executivos em temas relacionados à transformação digital e gestão da inovação.

Marcelo Minutti é graduado em Administração de Empresas com MBA Executivo em Marketing pela ESPM, Master’s Certificate pela George Washington University em Gestão de Projetos Digitais e especializações em Social Network Analysis pela University of Michigan e Gamification pela Wharton School.